Ícone do site Apostador Brasileiro

O Brasil inicia averiguações contra a China

Screenshot 20240318 031900 Instagram

O Brasil deu início a múltiplas averiguações antidumping contra as importações oriundas da China, em resposta a uma onda de mercadorias a preços módicos que estão saturando o mercado interno. O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços está analisando uma gama variada de bens importados, que inclui placas de metal, aço pré-pintado, elementos químicos e pneus, em conformidade com os pedidos dos conglomerados industriais brasileiros. Essas medidas investigativas surgiram em função das apreensões acerca das táticas exportadoras enérgicas da China, que podem estar afetando negativamente as empresas do Brasil.

O aumento significativo nas exportações originárias da China, sobretudo em áreas como tecnologia solar, automóveis elétricos e acumuladores de energia, tem gerado inquietação sobre a possibilidade de tensões no âmbito comercial. As transações comerciais entre a China e o Brasil também tiveram um crescimento notável, com as exportações e importações do Brasil superando um terço nos dois primeiros meses do corrente ano.

Passos Cordeiro, André, líder da Associação Brasileira da Indústria Química, enfatizou o cenário desfavorável enfrentado pelo setor químico do país no exercício anterior. Ele sublinhou a urgência de imposição de tarifas provisórias destinadas a confrontar as práticas mercantis destrutivas e salvaguardar a economia doméstica.

Enquanto procura preservar um relacionamento amistoso com Pequim, o chefe de Estado brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, está empenhado em potencializar os segmentos produtivos internos do Brasil. A nação esforça-se por evitar embates diretos com a China, seu principal aliado econômico e um adquirente relevante de produtos primários brasileiros, tais como soja e minério de ferro.

A entrada massiva de ferro e aço chineses tem provocado disputas acirradas no Brasil, que figura entre os principais exportadores globais de minério de ferro. Adicionalmente, ocorreram elevações expressivas nas compras de substâncias químicas e pneus. Tais iniciativas espelham os propósitos do Brasil e de outros estados em encarar o desafio imposto por mercadorias chinesas econômicas e em resguardar as suas indústrias nacionais.

Sair da versão mobile