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ASA exorta operadores de apostas do Reino Unido a respeito do Euro 2024

ASA adverte operadoras de apostas antes do Euro 2024

A Autoridade Padrões de Publicidade do Reino Unido (ASA) emitiu um alerta aos entes de jogos de azar, convocando-os a proceder com cuidado em suas estratégias promocionais no período prévio ao Euro 2024. Observando a necessidade crítica de evitar o direcionamento inapropriado de conteúdo para jovens, o órgão regulador reiterou as normas estabelecidas no Código do Reino Unido para Publicidade Não Transmitida e Marketing Direto e Promocional, atualizado em 2022. Consoante o Código Cap, as propagandas associadas a jogos de azar devem ser extremamente cautelosas ao excluir a presença de indivíduos abaixo dos 25 anos, incluindo jogadores de futebol, exceto nas plataformas de apostas. Ademais, a utilização de figuras públicas, como atletas de futebol, ou outras celebridades altamente atraentes para menores de 18 anos, é estritamente vetada, com o propósito de proteger a juventude de influências deletérias. A ASA também advertiu os operadores quanto à possibilidade de induzir o público ao erro, sugerindo um apoio oficial de equipes ou jogadores aos seus produtos e ressaltou que avaliará a impressão geral transmitida pelas propagandas. Adicionalmente, o órgão aconselhou os operadores a evitarem estereótipos baseados em raça, cultura ou identidade nacional e a abster-se da utilização de imagens de violência, como o icônico cabeceio de Zinedine Zidane em Marco Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006.

Com o início do Euro 2024 marcado para 14 de junho, antecipa-se um aumento considerável nas atividades de apostas, seguido pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que começam em 26 de julho. Eventos esportivos de grande escala como estes não somente oferecem oportunidades para os operadores, mas também acarretam uma responsabilidade adicional em termos de publicidade responsável. Decisões recentes da ASA acerca de queixas sobre anúncios de apostas realçam a relevância da aderência às normativas de publicidade. Enquanto rejeitou queixas referentes a um anúncio da BetMGM que apresentava Chris Rock e decidiu contra um comercial da LeoVegas com Adebayo Akinfenwa, a ASA enfatiza a necessidade de campanhas éticas que não infrinjam as diretrizes de proteção ao consumidor, especialmente no que se refere aos jovens. Em última análise, acatar às orientações da ASA e adotar uma postura responsável pode auxiliar na criação de um ambiente mais seguro e transparente durante eventos esportivos de magnitude como o Euro 2024.

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