Ícone do site Apostador Brasileiro

Aryna Sabalenka vence Qinwen e se torna bicampeã do Australian Open

Aryna Sabalenka 2023 US Open 23 cropped2

Aryna Sabalenka defendeu com sucesso seu título feminino no Australian Open no sábado, desmantelando a chinesa Zheng Qinwen com parciais de 6-3, 6-2 na final em Melbourne, e completando um torneio dominante no qual não perdeu um único set.

A bielorrussa soltou seu arsenal de potentes golpes desde o início, dominando completamente a cabeça de chave número 12 e a mantendo distante da linha de base na maior parte da partida, que durou 76 minutos.

Essa exibição poderosa marcou a continuação do impressionante torneio de Sabalenka, no qual a número 2 do mundo superou todos os oponentes em seu caminho para a final de forma confortável.

E ela conquistou seu segundo título de Grand Slam de maneira semelhante, tornando-se a primeira mulher a vencer dois títulos consecutivos do Australian Open desde que sua compatriota Victoria Azarenka realizou essa proeza em 2012-13.

“Foram duas semanas incríveis e eu não conseguia me imaginar levantando este troféu mais uma vez”, disse a jovem de 25 anos em quadra depois. “É uma sensação incrível agora e estou realmente sem palavras, e como sempre, meu discurso vai ser estranho. Não é meu superpoder, mas vou fazer o meu melhor.”

Aryna Sabalenka

Apesar de não ter conseguido no momento final, foi um torneio impressionante para Zheng também, já que ela alcançou sua primeira final de Grand Slam em sua carreira incipiente e garantiu que subirá para o sétimo lugar do ranking mundial, estreando no top 10 das classificações.

Exibição poderosa

Sabalenka teve o melhor início possível na final de sábado, garantindo um jogo de serviço sem perder pontos no primeiro game e quebrando Zheng no segundo, enquanto a estrela chinesa inicialmente lutava para encontrar um ponto de apoio na partida.

A jovem de 21 anos teve três oportunidades de quebrar imediatamente de volta, oferecendo um início surpreendente na narrativa, mas Sabalenka defendeu todas elas e passou tranquilamente pelo primeiro set a partir desse ponto, engendrando três set points no saque de Zheng.

Embora Zheng tenha respondido à pressão, defendendo todos os três set points e forçando outro game, ela não conseguiu segurar a maré por muito tempo, e Sabalenka fechou o primeiro set em apenas 33 minutos.

Sacando primeiro no segundo set, Zheng teve a oportunidade de se reajustar, mas três duplas faltas no primeiro game dificultaram qualquer tentativa de construir momentum e entregaram a Sabalenka uma quebra precoce.

Essa quebra, aliada ao potente saque de Sabalenka – ela perdeu apenas seis pontos no primeiro saque durante a partida – consolidou o domínio da bielorrussa na final e, até ela sacar para o título, ela nunca pareceu ameaçada novamente.

O saque de Zheng voltou a falhar com mais duas duplas faltas no mesmo game, permitindo que Sabalenka conseguisse uma quebra dupla. Embora Zheng tenha lutado até o fim, salvando quatro pontos de campeonato, a campeã defensora do Australian Open selou o torneio em sua quinta tentativa.

Ao selar a vitória com uma exibição tão dominante, ela se tornou a primeira mulher desde Serena Williams em 2007 a vencer a final do Australian Open sem perder um único game de serviço.

Sair da versão mobile