O rendimento oscilante de Gabriel Martinelli tem gerado inquietações acerca de seu porvir no Arsenal. Embora o time tenha conquistado quatro triunfos seguidos e anotado um agregado de treze tentos, Martinelli só alcançou quatro gols em suas últimas 24 partidas e ficou sem contribuições nas dez mais recentes. A sua falta em partidas da Premier League desde o princípio de março ressalta sua diminuição de produtividade, notadamente após lograr 15 gols na temporada pregressa.
Mikel Arteta se depara com um dilema concernente a Martinelli. Com o advento da época de transferências estivais, a aquisição de um avançado novo e um suplente para Bukayo Saka urge como prioridade crítica para o clube. Ainda que Leandro Trossard exiba promessa na extremidade esquerda, a urgência por um goleador invariável salta aos olhos para prevenir que o Arsenal retroceda na competição pelo troféu da Premier League. Bukayo Saka, com 16 tentos, figura como o sétimo artilheiro do torneio, enfatizando a escassez de um atacante de renome. O entrosamento entre Jesus e Eddie Nketiah, que combinados marcaram somente nove gols nesta estação, soma-se ao déficit de tentos do conjunto.
Será que Arteta está ponderando habilidades como as de Viktor Gyokeres e Alexander Isak, segundo colocando na lista de goleadores do campeonato? Mesmo diante do talento notável de Martinelli e sua função vital na extrema esquerda, Arteta já provou que está pronto para efetuar escolhas árduas pelo bem do time – tal como relegar o guardião Aaron Ramsdale ao banco na época antecedente.
Martinelli disporá de uma chance para redimir-se. Todavia, com a firmeza de Arteta em ampliar as aspirações do Arsenal pela coroa, o jovem avançado necessitará intensificar seu desempenho ou encarará o perigo de ser preterido. Conseguirá Martinelli atingir as expectativas ou será outra promessa subaproveitada no cenário acirrado da Premier League?
Evocando Zagallo, a Coletânea Sambafoot desvelou um recente documentário sobre o mito do futebol do Brasil. Apelidado de ‘Velho Lobo' e célebre por suas crendices, Zagallo foi peça-chave na construção do futebol canarinho como atleta e mentor. Veja os quatro iniciais episódios no canal Sambafoot no Youtube e mantenha-se vigilante para futuras estreias, enquanto narramos a trajetória empolgante dessa figura emblemática do esporte.