O Arsenal manteve acesas suas esperanças pelo campeonato com uma vitória essencial de 3 a 1 contra o Liverpool no campeonato inglês da Premier League no último domingo.
Tratava-se de um embate que o Arsenal absolutamente não podia se permitir perder e, após um confronto repleto de tensão e reviravoltas em North London, foram os atletas do Arsenal que celebraram com grande alvoroço no gramado.
“Foi uma partida notável, creio que a performance dos nossos jogadores e o entusiasmo da nossa torcida foram sensacionais, o ambiente que instauramos no estádio é o mais eletrizante que presenciei nesta temporada,” manifestou o comandante do Arsenal, Mikel Arteta, em declarações à imprensa após a partida.
Incentivado pela energia vibrante do Emirates Stadium, a equipe anfitriã inaugurou o marcador aos 14 minutos, com Bukayo Saka finalizando após um rebote.
Esse tento serviu para serenar qualquer ansiedade pré-jogo que o Arsenal pudesse ter, e a equipe do técnico Arteta passou a controlar a primeira etapa.
Entretanto, apesar do empenho, as equipes seguiram para o intervalo iguais no placar depois que o defensor Gabriel Magalhães enviou a esfera para dentro de sua própria rede, fruto de um deslize defensivo lamentável da equipe local.
O Liverpool retornou para a segunda parte com ímpeto renovado e começou a mostrar-se mais perigoso. A plateia, antes ruidosa na primeira metade, subitamente ficou mais silenciosa enquanto o conjunto de Jürgen Klopp tentava levar vantagem.
Porém, em lugar de capitular sob a pressão, o Arsenal resistiu ao desafio e acabou recuperando a dianteira devido a um falhanço catastrófico entre o guardião do Liverpool, Alisson, e o capitão Virgil van Dijk.
O par se confundiu na tentativa de expulsar o perigo, o que deu a oportunidade para Gabriel Martinelli finalizar para a rede desprotegida aos 67 minutos.
Alisson e Van Dijk colaboraram em mais um tento do Arsenal nos momentos finais da partida, depois que o defensor desviou sem querer o disparo de Leandro Trossard entre os braços do goleiro.
Ovações Animadas
O Emirates irrompeu em êxtase quando o remate de Trossard encontrou o fundo da rede, com Arteta à frente das exultações à beira do campo.
Os festejos no gramado após o término da partida foram objeto de crítica por alguns comentaristas, com o ex-zagueiro do Manchester United e analista da Sky Sports, Gary Neville, comentando que isso evidenciava um certo grau de “inexperiência”, levando em conta que o Arsenal ainda permanece atrás do Liverpool na classificação do certame.
Jamie Carragher, também ex-jogador do Liverpool, pareceu igualmente desaprovador ao observar o capitão do Arsenal, Martin Ødegaard, posando para fotografias jocosas com o fotógrafo da equipe.
“Dirija-se ao vestiário. Você venceu um jogo, são apenas três pontos. Você foi esplêndido, regressou à luta pelo título, vá ao vestiário, estou falando sério, de fato”, expressou Carragher enquanto participava como comentarista na transmissão da Sky Sports.
O Arsenal, no entanto, pareceu desconsiderar as críticas, visto que a equipe está mais uma vez engajada na disputa de seu primeiro campeonato da liga desde 2004.
“Estes são os instantes que anelamos no futebol e estou imensamente jubiloso por termos triunfado na disputa, foi fenomenal do princípio ao fim, e alcançar os três pontos, com essa vibração dos fãs, foi simplesmente extraordinário”, revelou o meio-campista do Arsenal, Declan Rice, após a peleja.
Apesar de os Gunners realmente necessitarem da vitória, o resultado também é promissor para o Manchester City, que se insere de novo na corrida pelo título.
A equipe de Pep Guardiola agora encontra-se meramente cinco pontos atrás do Liverpool, mesmo com dois jogos a menos.
Arteta, por sua vez, estava inteiramente concentrado nas pretensões de seu esquadrão ao término do confronto, compartilhando com a mídia que sua equipe absorveu aprendizados após falhar na conquista da liga na temporada anterior.
“Estamos no páreo, definitivamente, e desejamos seguir dessa maneira. Penso que fomos extremamente estáveis ao longo de toda a temporada”, comentou ele.